ESTUDOS BÍBLICOS

    As consequências do esfriamento com Deus são horríveis

    “Não extingais o Espírito “. 1Ts 5.19

    Introdução: Há um desencadear de esfriamento espiritual quando o pecado ronda e domina, a fé se torna morta. Ficamos totalmente relaxados e acomodados, tornando comum na nossa vida o pecado e as atitudes que priorizam a nós mesmos. Daí é gerado o apagar (a extinção ), o sufocamento do fogo do Espírito Santo, em nossas vidas e perdemos a cada dia mais o interesse pelas coisas de Deus.

    As consequências:
    1. Perdemos a visão espiritual – Não há mais discernimento – 1Sm 1.14 – Eli é um exemplo disto. Peçamos que Deus nos dê cada vez mais visão para que possamos discernir e seguir o que é de Deus.
    2. O Espírito Santo se retira do crente – Jz 16.20 – Sansão foi um exemplo quando agiu como se o Espírito do Senhor não estivesse mais com ele. Cuidado jovens, moços, não brinquem com o pecado, para que, de heróis, não sejam transformados, pelos inimigos, em palhaços.
    3. Perdemos o primeiro amor, esfriamos – Tornamo-nos crentes de Laudiceia – Mt 24.12 , Ap 2.3,4.
    4. Perdemos o temor de Deus e nosso zelo se torna relaxado – 1Sm 2. 17-22 “Era, pois, muito grande o pecado destes moços perante o SENHOR, porquanto os homens desprezavam a oferta do SENHOR.”Os filhos de Eli.
    5. A igreja é abandonada – Deixamos o estar com a igreja em segundo plano, não sentimos mais vontade de termos comunhão em Cristo com nossos irmãos – Hb 10.25
    6. Tornamos-nos críticos e nossa fé é rejeitada – 1Tm 1.19-20 “Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.” – Nossa fé se torna uma ruína.
    7. Deus não toma mais lugar de primeiro na nossa vida e sim o mundo (“todo mundo faz”), a carne (o que eu quero, o que eu sinto, meus desejos são a prioridade) e suas concupiscências (sinto-me atraído mais e mais por prazeres passageiros que me afastam de Deus) – 1Jo 4.4 “Afastamos cada vez mais de Deus e amamos cada vez mais o mundo”.

    Conclusão: Que Deus nos dê fervor a cada dia, para que sejamos inflamados pelo seu Poder pois não há desgraça pior do que perder o fogo do Espírito Santo na nossa vida.

    Autoria: Pr. Luis Dicara – Conferencista e pregador atuando no Campo de Missões no Brasil e no Exterior. http://www.creio.com.br/2008/esboco01.asp?noticia=231; com modificações.
    Anúncios