UMA SOCIEDADE SEGURA

ESCRITO POR OCASIÃO DO 2º FORUM DE SEGURANÇA EM NOVA FRIBURGO / RJ  

O meu Deus é uma rocha em que me escondo, Ele me protege com um escudo; Ele é o meu abrigo, e com ele estou seguro. Deus é o meu Salvador; ele me protege e me livra da violência”. (2Samuel 22:3). Estas são as palavras de um rei, o Rei Davi, em seus últimos momentos de vida, principalmente porque Deus havia o livrado de TODOS os seus inimigos.

O QUE QUEREMOS NUM FÓRUM COMO ESSE? Eu não tenho dúvidas que é encontrar soluções para o problema da SEGURANÇA. SEGURANÇA para nossas famílias, amigos, vizinhos, estrangeiros, se possível para TUDO e TODOS que nos cercam, inclusive, para os que nos fazem mal.

Quero aqui compartilhar e agregar valor a este fórum que, com a mais nobre das intenções e esforços, está contribuindo para o maior dos bens que nossa sociedade tem: A VIDA. Não por ser pastor ou estar aqui falando em nome de uma igreja local mas, principalmente, porque sou um SER HUMANO criado a IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, com crenças e valores investidos em minha própria preservação. Entendo, agora dizendo como pastor de igreja local, quepremente necessidade de investirmos em Nova Friburgo, nossa cidade.

Estou diante de HOMENS E MULHERES que têm a competência de mudar esta realidade, não pela FORÇA OU REPRESSÃO, mas através da SABEDORIA, cuja fonte é Deus. À SABEDORIA todos temos acesso, quando nos dispomos a buscá-la para usá-la em nosso agir diário.

NÃO AGUENTO MAIS está sendo a frase determinante. E o resultado? TEMOS QUE FAZER. É assumir a consciência de não mais culpabilizar ou esperar por outros, mas assumir o que diz a Constituição Brasileira sobre RESPONSABILIDADE DE TODOS.

É preciso criar uma SEGURANÇA desenvolvida na educação dos filhos pelos pais, encarnada pelos  profissionais comprometidos com uma missão de vida, praticada em políticas visionárias e menos evasivas, retratada num comportamento ético e moral coerente com o discurso, na luta pela preservação da vida integral onde as nossas diferenças nos ajudem a crescer, a driblar com  habilidade os problemas da vida e, então, alcançarmos o amadurecimento do “amar ao próximo como a si mesmo”. Enfim, no atuar solidário daquele que chora com quem chora e vibra com o que se alegra.

Preocupo-me por entender que SEGURANÇA não é apenas uma questão de afastar o inimigo, mas é trabalho para transformar o INIMIGO em um AMIGO.

O que leva uma pessoa a buscar as drogas, o crime, a ilegalidade, o abuso, a matar, a destruir, a roubar, a querer enganar o Imposto de Renda, a não dar um salário justo a seus colaboradores, a não emitir uma nota fiscal, a não educar seus filhos no caminho em que se deva andar?

O grande INIMIGO está oculto dentro do próprio homem. Vou dar um exemplo, fique aqui neste auditório até que seu estômago não mais suporte. Insista. Seu organismo reagirá? Claro! Você começará a reagir incomodado, todo seu interior mobilizado para atender sua carência física, até que seu impulso de autopreservação fale mais alto e o leve a procurar meios para sobreviver. SOBREVIVER.

A SEGURANÇA necessária não pode nos levar apenas a sobreviver. Precisa produzir VIDA, sem distinção, sem discriminação, sem exclusão.

Encerrro minha participação, como pessoa, como cidadão e como pastor, com a oração do profeta Habacuque, que diz: “Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador. O Senhor Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro.” (Habacuque 3:17-19)

Autoria: Robson Rodrigues, pastor

Igreja Batista da SerraMinistério com Propósitos © Robson Rodrigues

Anúncios

Obrigado pelo seu comentário e em breve entraremos em contato com você. Liderança Pastoral

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s